O Curso de Bacharelado em Matemática visa formar profissionais para a carreira de ensino superior e pesquisa, possibilitando, também, que o formando ocupe posições fora do ambiente acadêmico, integrando equipes multidisciplinares de empresas públicas ou privadas.
Coordenação
Coordenador
Mariana Gesualdi Villapouca
mariana.villapouca@ime.uerj.br
Chefe do departamento 1
Guido Gerson Espiritu Ledesma
Subchefe do departamento 1
Ronald David Ramos Guardia
Chefe do departamento 2
Flávio Ferreira da Rocha
Subchefe do departamento 2
Sajad Salami
Chefe do departamento 3
Abraham Enrique Munhoz Flores
Subchefe do departamento 3
Julio Cesar Correa Hoyos
Chefe do departamento 6
Aline de Lima Guedes Machado
Subchefe do departamento 6
Diana Sasaki Nobrega
Objetivos
O Curso de Bacharelado em Matemática pretende que seus egressos estejam aptos a prosseguirem seus estudos em cursos de pós-graduação de excelência, que o conduzam à profissão de professores de ensino superior e pesquisadores.
Pretende-se, também, que as habilidades e competências adquiridas ao longo da formação do Bacharel em Matemática; tais como, raciocínio lógico, a postura crítica e a capacidade de resolver problemas, possa qualificá-lo para oportunidades de trabalho fora do ambiente acadêmico, em áreas em que o raciocínio abstrato é uma ferramenta indispensável.
O Bacharel em Matemática deverá ser um profissional com sólidos conhecimentos matemáticos, e deverá ser capaz de enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições do exercício profissional.
Grade Curricular
Grade do Bacharelado em Matemática (Período Diurno)
Grade do Bacharelado em Matemática (Período Noturno)
Ementas
Fonte: www.ementario.uerj.brProjeto Final
Com o intuito de facilitar a realização das duas disciplinas que compõem o Projeto Final do curso, o aluno deve:
- Escolher uma área de interesse dentre os departamentos da Matemática:
– Análise Matemática
– Estruturas Matemáticas
– Geometria e Representação Gráfica
– Matemática Aplicada - Escolher um professor orientador
- Cursar as duas disciplinas, no mesmo departamento, lembrando que as notas destas devem ser informadas dentro dos prazos estabelecidos pelo calendário acadêmico no semestre vigente.
- Após a inscrição na disciplina Projeto Final I, entregar o Formulário de Inscrição de Projeto Final na Secretaria do IME.
- Reunir-se com o orientador, com periodicidade estabelecida por esse.
- Ao final da disciplina Projeto Final I, apresentar uma proposta de projeto com: escolha justificada do tema; formulação do problema (se for o caso); objetivos determinados (inclusive o escopo do projeto); levantamento bibliográfico do assunto e cronograma de acompanhamento.
Sugere-se que o aluno tenha assistido a pelo menos uma apresentação de Projeto Final II.
E, que durante o Projeto Final II:
- Vá a Biblioteca do CTC-A para mais informações sobre as normas de apresentação da monografia;
- Realize as etapas previstas na proposta do projeto; e
- desenvolva a monografia: submeta-a a uma banca, composta pelo orientador e com pelo menos mais dois integrantes (sugerimos que um deles seja de uma outra instituição), apresente-a em sessão de 50 minutos à banca e deposite-a na Biblioteca.
Atividades Complementares
As atividades complementares consideradas, conforme o Projeto Pedagógico do curso, são:
- Disciplinas extracurriculares de graduação ou de pós-graduação cursadas fora da UERJ em Instituições de Ensino Superior com reconhecimento oficial;
- Bolsas concedidas pela UERJ (monitoria e outras);
- Bolsas de iniciação científica concedidas pela UERJ ou agências de fomento;
- Participação em projetos de extensão cadastrados na Sub-Reitoria de Extensão (SR-3);
- Realização de cursos de extensão;
- Participação em congressos, seminários, conferências, oficinas de trabalho e similares, sobre temas científicos;
- Apresentação de trabalhos em congressos, seminários, simpósios, conferências, oficinas de trabalho e similares, sobre temas científicos;
- Disciplinas universais da UERJ;
- Iniciação científica voluntária e projetos acadêmico-pedagógicos ligados à UERJ; e
- Participação em órgãos colegiados do IME ou da UERJ.