Entrar

Que é o mesmo que Logar no IME / UERJ

Ou

Esqueceu a senha? Mostrar a senha

2. »
  3. BACHARELADO EM MATEMÁTICA

BACHARELADO EM MATEMÁTICA

O Curso de Bacharelado em Matemática visa formar profissionais para a carreira de ensino superior e pesquisa, possibilitando, também, que o formando ocupe posições fora do ambiente acadêmico, integrando equipes multidisciplinares de empresas públicas ou privadas.

Coordenadora

Diana Sasaki Nobrega

diana.sasaki@ime.uerj.br

Objetivos

O Curso de Bacharelado em Matemática pretende que seus egressos estejam aptos a prosseguirem seus estudos em cursos de pós-graduação de excelência, que o conduzam à profissão de professores de ensino superior e pesquisadores.

Pretende-se, também, que as habilidades e competências adquiridas ao longo da formação do Bacharel em Matemática; tais como, raciocínio lógico, a postura crítica e a capacidade de resolver problemas, possa qualificá-lo para oportunidades de trabalho fora do ambiente acadêmico, em áreas em que o raciocínio abstrato é uma ferramenta indispensável.

O Bacharel em Matemática deverá ser um profissional com sólidos conhecimentos matemáticos, e deverá ser capaz de enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições do exercício profissional.

Grade Curricular

Grade do Bacharelado em Matemática (Período Diurno)

Grade do Bacharelado em Matemática (Período Noturno)

Ementas

Ementário UERJ

Fonte: www.ementario.uerj.br

Projeto Final

Com o intuito de facilitar a realização das duas disciplinas que compõem o Projeto Final do curso, o aluno deve:

• Escolher uma área de interesse dentre os departamentos da Matemática:
    Análise Matemática
    Estruturas Matemáticas
    Geometria e Representação Gráfica
    Matemática Aplicada
  • Escolher um professor orientador
  • Cursar as duas disciplinas, no mesmo departamento, lembrando que as notas destas devem ser informadas dentro dos prazos estabelecidos pelo calendário acadêmico no semestre vigente.
  • Após a inscrição na disciplina Projeto Final I, entregar o Formulário de Inscrição de Projeto Final na Secretaria do IME.
  • Reunir-se com o orientador, com periodicidade estabelecida por esse.
  • Ao final da disciplina Projeto Final I, apresentar uma proposta de projeto com: escolha justificada do tema; formulação do problema (se for o caso); objetivos determinados (inclusive o escopo do projeto); levantamento bibliográfico do assunto e cronograma de acompanhamento.

Sugere-se que o aluno tenha assistido a pelo menos uma apresentação de Projeto Final II.

E, que durante o Projeto Final II:

• Vá a Biblioteca do CTC-A para mais informações sobre as normas de apresentação da monografia;
  • Realize as etapas previstas na proposta do projeto; e
  • desenvolva a monografia: submeta-a a uma banca, composta pelo orientador e com pelo menos mais dois integrantes (sugerimos que um deles seja de uma outra instituição), apresente-a em sessão de 50 minutos à banca e deposite-a na Biblioteca.

Atividades Complementares

As atividades complementares consideradas, conforme o Projeto Pedagógico do curso,  são:

• Disciplinas extracurriculares de graduação ou de pós-graduação cursadas fora da UERJ em Instituições de Ensino Superior com reconhecimento oficial;
  • Bolsas concedidas pela UERJ (monitoria e outras);
  • Bolsas de iniciação científica concedidas pela UERJ ou agências de fomento;
  • Participação em projetos de extensão cadastrados na Sub-Reitoria de Extensão (SR-3);
  • Realização de cursos de extensão;
  • Participação em congressos, seminários, conferências, oficinas de trabalho e similares, sobre temas científicos;
  • Apresentação de trabalhos em congressos, seminários, simpósios, conferências, oficinas de trabalho e similares, sobre temas científicos;
  • Disciplinas universais da UERJ;
  • Iniciação científica voluntária e projetos acadêmico-pedagógicos ligados à UERJ; e
  • Participação em órgãos colegiados do IME ou da UERJ.