Entrar

Que é o mesmo que Logar no IME / UERJ

Ou

Esqueceu a senha? Mostrar a senha

2. »
  3. História

História do IME

A História é nossa grande aliada na busca e construção de um futuro melhor. É ela que nos dá a dimensão exata daquilo que fomos no passado, do que somos atualmente e do que poderemos ser. Através de nossas memórias, delimitamos parâmetros, determinamos nossa real identidade e nos revigoramos para a obtenção de novas conquistas, baseadas em grandes exemplos do passado.

1939

O Instituto de Matemática e Estatística e a própria Universidade do Estado do Rio de Janeiro tiveram como núcleo embrionário a Faculdade de Filosofia do Instituto La-Fayette, nascida em 11 de agosto de 1939, pela fusão de um projeto do Professor La-Fayette Cortes com outro projeto iniciado no Colégio Pedro II elaborado pelos professores Antônio dos Santos Jacinto Guedes, de Latim, Armando Black Sant´Anna, de História Natural, Vitor Silva, de Matemática e Francisco Alcântara Gomes Filho, de Física.

Este último projeto, originado no Colégio Pedro II, foi iniciado em meados de 1939, após a criação da Faculdade de Filosofia, através do Decreto 1190 de 4 de abril de 1939, que também extinguiu a Universidade do Distrito Federal (UDF), transferindo alunos e professores para âmbito do ensino federal.

Dessa forma, foram iniciados os contatos para a constituição da Congregação com mestres do próprio Colégio Pedro II e de outras instituições. Porém devido a um impasse na procura de um local para a instalação e funcionamento da Faculdade, foi promovido, pelo professor Ari Rodrigues da Mata (professor de História do Colégio Pedro II e do Instituto La-Fayette) um encontro entre o Professor Francisco Alcântara Gomes Filho com o Professor La-Fayette Cortes, então Diretor do Instituto La- Fayette, para verificar-se a viabilização da fusão entre este projeto com outro já iniciado por este grande educador.
Tendo sido admitida tal fusão, passou–se então à elaboração de um novo projeto que criaria então definitivamente a Faculdade de Filosofia do Instituto La-Fayette.