mai
30
qua
Eficiência Energética para Software IoT: Uma abordagem no Nível de Linguagem de Programação @ Auditório Prof. Maria Luíza Correa, sexto andar, Bloco F, Campus Maracanã
mai 30 @ 16:00 – 18:00

Palestrante: Francisco Sant’anna

Resumo
O número de dispositivos conectados deve atingir 50 bilhões nos próximos anos com a proliferação da Internet das Coisas (IoT).
A maior parte do consumo de energia da IoT será em modo em espera (“standby mode”), quando os dispositivos não estão nem transmitindo nem processando dados. Com base nesse cenário, a efetividade do modo em espera para dispositivos conectados se tornou uma das prioridades do plano de ação da Agência Internacional de Energia. Nessa apresentação, mostraremos um mecanismo de software para que os dispositivos fiquem em modo em espera pelo maior tempo e em níveis mais profundos. Propomos um mecanismo transparente no nível de linguagem de programação, fazendo com que qualquer aplicação tome proveito do modo em espera automaticamente, sem esforços extras de programação.

jun
13
qua
História da Análise: O Surgimento da Matemática Pura @ Auditório Prof. Maria Luíza Correa, sexto andar, Bloco F, Campus Maracanã
jun 13 @ 16:00 – 18:00

Palestrante: Marcelo Rainha

Resumo
O aluno que cursa as disciplinas de matemática nas universidades de modo geral, não identifica com seu dia a dia, em muitos casos nem mesmo com os conteúdos apresentados na escola. Mas nem sempre foi assim. O próprio conceito de função que conhecemos nos dias de hoje, é datado do século XIX. Quando olhamos para os primórdios do estudo das funções os testos de Newton e Leibniz geralmente para apresentar os conceitos de derivada e integral, vinham acompanhados de descrições físicas. O presente trabalho tem intuito de divulgação cultural e apresenta de forma leve como se deram as transformações do Cálculo informal do mundo físico ao Rigor da Análise Matemática.