Bacharelado em Matemática

O Curso de Bacharelado em Matemática visa formar profissionais para a carreira de ensino superior e pesquisa, possibilitando, também, que o formando ocupe posições fora do ambiente acadêmico, integrando equipes multidisciplinares de empresas públicas ou privadas. 

Coordenação

Professora Christina Fraga Esteves Maciel Waga

 Objetivos

O Curso de Bacharelado em Matemática pretende que seus egressos estejam aptos a prosseguirem seus estudos em cursos de pós-graduação de excelência, que o conduzam à profissão de professores de ensino superior e pesquisadores.

Pretende-se, também, que as habilidades e competências adquiridas ao longo da formação do Bacharel em Matemática; tais como, raciocínio lógico, a postura crítica e a capacidade de resolver problemas, possa qualificá-lo para oportunidades de trabalho fora do ambiente acadêmico, em áreas em que o raciocínio abstrato é uma ferramenta indispensável.

O Bacharel em Matemática deverá ser um profissional com sólidos conhecimentos matemáticos, e deverá ser capaz de enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições do exercício profissional.

 Currículo

Diurno

Noturno

 Projeto Final

Com o objetivo de facilitar a realização das duas disciplinas que compõem o Projeto Final do curso, o aluno deve:

  1. Escolher uma área de interesse dentre os departamentos da Matemática: 01 – Análise Matemática, 02 – Estruturas Matemáticas, 03 – Geometria e Representação Gráfica e 06 – Matemática Aplicada.
  2. Escolher um professor orientador.
  3. Cursar as duas disciplinas, no mesmo departamento, lembrando que as notas destas  devem ser informadas dentro dos prazos estabelecidos pelo calendário acadêmico no semestre vigente.
  4. Após a inscrição na disciplina Projeto Final I, entregar o Formulário  de Inscrição de Projeto Final na Secretaria do IME.
  5. Reunir-se com o orientador, com periodicidade estabelecida por esse.
  6. Ao final da disciplina Projeto Final I, apresentar uma proposta de projeto com: escolha justificada do tema; formulação do problema (se for o caso);  objetivos determinados (inclusive o escopo do projeto); levantamento bibliográfico do assunto e cronograma de acompanhamento.

Sugere-se que o aluno tenha assistido a pelo menos uma apresentação de Projeto Final II.

  1. Durante o Projeto Final II,
  • dirigir-se à Biblioteca do CTC-A para maiores informações sobre as normas de apresentação da monografia,
  • realizar as etapas previstas na proposta do projeto e
  • desenvolver a monografia: submetê-la a uma banca, composta pelo orientador e com pelo menos mais dois integrantes (sugerimos que um deles seja de outra instituição), apresentá-la em sessão de 50 minutos à banca e depositá-la na Biblioteca.

Atividades Complementares

As atividades complementares consideradas, conforme o Projeto Pedagógico do curso,  são:

  1. Disciplinas extracurriculares de graduação ou de pós-graduação cursadas fora da UERJ em Instituições de Ensino Superior com reconhecimento oficial;
  2. Bolsas concedidas pela UERJ (monitoria e outras);
  3. Bolsas de iniciação científica concedidas pela UERJ ou agências de fomento;
  4. Participação em projetos de extensão cadastrados na Sub-Reitoria de Extensão (SR-3);
  5. Realização de cursos de extensão;
  6. Participação em congressos, seminários, conferências, oficinas de trabalho e similares, sobre temas científicos;
  7. Apresentação de trabalhos em congressos, seminários, simpósios, conferências, oficinas de trabalho e similares, sobre temas científicos;
  8. Disciplinas universais da UERJ;
  9. Iniciação científica voluntária e projetos acadêmico-pedagógicos ligados à UERJ; e
  10. Participação em órgãos colegiados do IME ou da UERJ.