Entrar

Que é o mesmo que Logar no IME / UERJ

Ou

Esqueceu a senha? Mostrar a senha

2. »
  3. BACHARELADO EM CIÊNCIA DA...

BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

A proposta do curso de Bacharelado em Ciência da Computação é oferecer um curso dentro das áreas de Ciência da Computação, Informática, e Tecnologia da Informação que forme profissionais críticos, ativos e cada vez mais conscientes de seus papéis sociais e da sua contribuição no avanço científico e tecnológico do país.

Coordenadora
Karla Fiqueiredo Leite

karlafigueiredo@ime.uerj.br

Chefe do departamento IV
Lucila Maria de Souza Bento

lucila.bento@ime.uerj.br

Subchefe do departamento IV
Francisco Figueiredo Goytacaz Sant´Anna

francisco@ime.uerj.br

Objetivos

O objetivo do curso é a formação de recursos humanos que possam atuar no desenvolvimento tecnológico da computação com vistas a atender as necessidades da sociedade com o auxílio de computadores, voltados para tanto para a pesquisa (visando programas de pós-graduação e a atuação em centros de pesquisa) como para o mercado e as organizações.

Entre as competências adquiridas ao longo do curso está o desenvolvimento de soluções e sistemas para: o armazenamento dos grandes volumes de informações dos mais variados tipos e formas, de forma distribuída, e sua recuperação em tempo aceitável; computação de cálculos matemáticos e científicos complexos; comunicação segura, rápida e confiável; automação, controle e monitoração de sistemas complexos; jogos, sistemas multimídia e ferramentas para apoio ao ensino.

A grande demanda por profissionais com este perfil, no Brasil – de forma geral, e no Estado do Rio de Janeiro – mais especificamente (em se tratando de uma Universidade estadual), justifica a oferta do curso.

Ao final do curso, o aluno deverá ter uma sólida base matemática, de acordo com as necessidades da formação na grande área de Ciências Exatas. Além disso, o curso é composto por disciplinas obrigatórias da área de Ciência da Computação e Informática e disciplinas Eletivas permitindo ao aluno adquirir as competências mencionadas. Neste contexto, a atuação do orientador acadêmico é fundamental para auxiliar o discente. A função do orientador acadêmico é direcionar os estudos de cada aluno, de forma individualizada, selecionando as disciplinas eletivas adequadas.
As disciplinas obrigatórias permitem uma formação horizontal e consistente, seguindo orientações do MEC, SBC, ACM e IEEE, preparando o discente tanto para ingressar no mercado de trabalho, como para seguir a área acadêmica e científica.

As disciplinas pertencentes ao grupo de Eletivas Básicas estão inseridas na parte de consolidação do conhecimento, para permitir o aprofundamento em alguns conceitos básicos, que podem ser necessários para o aluno adquirir competências específicas.
As disciplinas pertencentes ao grupo das Eletivas Técnicas permitem ao discente direcionar seus estudos e conhecimentos para áreas específicas, como por exemplo, Engenharia de Software, Algoritmos, Computação Científica, Sistemas Distribuídos, Redes, Realidade Virtual ou Inteligência Computacional, adquirindo competências específicas nestas áreas. As escolhas adequadas do conjunto de eletivas irão moldar o perfil do egresso.

Grade Curricular

Grade do Bacharelado em Ciência da Computação